PROFESSORA
RESPONSÁVEL: ZILDA PEIXOTO E FÁTIMA RIQUETI
E.E.Dr.Arthur de Vasconcellos
Dias
Identificação
professora: Zilda Peixoto e Fátima Riqueti
Escola
Estadual Dr. Arthur de Vasconcellos Dias
2º”A”
Matutino = 25 estudantes
Tema:
Educação Ambiental: Conhecer e Cooperar para saber Cuidar
Justificativa:
O projeto Educação Ambiental: Conhecer e
Cooperar para saber Cuidar vem de encontro com nosso trabalho desenvolvido
junto a STE (sala de tecnologia).Este tema nos proporciona um leque de
atividades envolvendo todos os componentes curriculares, tendo em vista que
este projeto será realizado ao longo do ano letivo, dando enfoque nos conteúdo
referente as datas comemorativas dentro de cada bimestre, onde também ocorrerá
a culminância das atividades.No primeiro bimestre abordaremos água e as
questões indígenas.Em relação a água conheceremos as fontes de água
doce(Aqüífero Guaraqni) e salgadas, o uso adequado da água, os fatores que
contribuem para a poluição dos rios e lagos. Nas questões indígenas enfocaremos
a importância do espaço preservado para a manutenção das culturas tradicionais
de cada etnia, uma vez que o Estado de Mato Grosso do Sul é segundo em
população indígena do país, e em Campo Grande tem várias aldeias urbanas, sendo
três já oficializadas e duas em andamento. No segundo bimestre trabalharemos a
preservação do meio ambiente onde vivemos, aproveitando o Dia do Meio Ambiente,
quando os meios de comunicação estarão todos voltados para este assunto. Já no
terceiro bimestre estudaremos os efeitos das queimadas, tanto na poluição do
ar, quanto na destruição das árvores frutíferas do cerrado.No quarto bimestre
aproveitaremos o aniversário do nosso Estado, e confrontaremos as áreas
preservadas e as áreas devastadas existentes em Mato Grosso do Sul.
Objetivos:
Conhecer os recursos naturais e a
interdependência dos mesmos no meio ambiente para cooperar no uso correto
desses recursos; Despertar nos estudantes o sentimento de preservação das
culturas tradicionais e respeito as etnias
existente em nosso meio; Envolver os educandos no trabalho preventivo
contra o uso indevido dos recursos naturais e da poluição ambiental;
Sensibilizar os estudantes e a comunidade escolar interna para que sejam
agentes de transformação dos maus
hábitos familiares do desperdícios, em hábitos
saudáveis tanto do ponto de vista econômico como ambientalmente
sustentável.
Conteúdos:
Educação Ambiental Conhecer e Cooperar
para saber cuidar;Água,Questões Indígenas; Preservação do Ambiente onde
vivermos; Queimadas; MS preservado e devastado.
Componentes Curriculares envolvidos:
Conceitos
trabalhados em Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências e
Artes.
Metodologia/Procedimentos/Cronograma:
Pesquisa,
debates, leitura de diversos textos, apresentação de trabalho para a comunidade
escolar através de teatro, canção, poesia e data show.Confecção de Cartazes,
cruzadinhas, caça-palavras, vídeos e DVD sobre o tema. O cronograma das horas
aulas distribuimos por bimestre:12 horas
aulas na sala de tecnologia, 20 horas
aulas em pesquisas,08 horas aulas nas apresentações das atividades
(culminância).
Recursos a serem utilizados: Mídias utilizadas:
Power Ponit, data show, sala de tecnologia (pasta do estudante), TV e DVD,
vídeos sobres os assuntos revistas e livros para consulta, confecção de
cartazes. Observação in loco da água poluída (córrego segredo), das árvores
existente no pátio da escola e na praça que fica em rente a escola.
Registro do processo:
Planejamento, câmera digital,
cartazes, ficha da árvore, atividades xerocopiadas, produção de textos dos
estudantes sobre os temas abordados.
Avaliação e Resultados esperados:
Este projeto visa
a maior interação e compreensão pelos estudantes dos recursos naturais
existente em seu meio ambiente, através das nas atividades desenvolvidas. Para
que haja mudança de atitudes no uso correto desses recursos e se tornem agentes
de transformação visando melhor qualidade de vida.
Divulgação/Socialização do projeto:
O projeto será divulgado para
toda a comunidade escolar interna e externa nas
referidas datas (culminância).
Referências Bibliográficas:
Referencial Curricular da
Educação Básica da Rede Estadual de Ensino-MS.
Parâmetros Curriculares Nacionais.
Livros didáticos do 2ºAno do Ensino Fundamental de
Ciências-INEP-MEC.
Revistas Nosso Amiguinho.
DVD -De Onde Vem?, O mundo das Águas- Episódio 1:
Pantanal
Vídeos: Turma da Mônica “Economizar água”, o Ciclo
da água da Turma da Clarinha, Chá
Chuágua -TV Cultura, Mudança Climática –IBGE.
CD- Tra- lá –lá- Coral ECO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário